Tempo de leitura: 3 minutos
Porque criar os funis de venda?
Primeiro de tudo, se você quer vender muito, criar funis de venda é mais que necessário para conseguir alcançar esse objetivo. Para te ajudar com isso, hoje te mostraremos tudo o que você precisa saber para criar esse processo de vendas.
Atualmente para ganhar dinheiro muitas pessoas optam por fazer vendas na internet. Porém, um dos sonhos de quem começa a vender online é ter um crescimento de vendas muito rápido e em pouco tempo. O problema é que para conseguir isso, sem usar técnicas como os funis de venda, é algo muito difícil.

O que são funis de venda?
Antes de saber como criar você deve entender o que são funis de venda. O funil de vendas consiste em uma ferramenta estratégica que tem como objetivo mostrar a jornada do cliente até a compra do seu produto ou serviço.
Essa jornada é representada desde quando ele passa a ter conhecimento da solução vendida por você até quando ele efetiva a compra.
O funil de vendas é composto por três etapas: topo, meio e fim. No topo do funil é a etapa onde o cliente passa a conhecer a sua marca e através dela descobre que tem problemas que podem ser resolvidos que antes não o incomodava.
O meio do funil é o estágio em que geralmente começamos a lidar com os leads, onde eles passam a ter um maior entendimento a respeito do seu problema e começa a considerar algumas soluções para se ver livre dele.
Já no fim do funil temos os leads qualificados, que são os leads que foram educados sobre o problema e estão prontos para receber o contato de um vendedor, pois sabem que precisam contratar um serviço ou comprar um produto para resolver o problema que antes era desconhecido.
Benefícios dos funis de venda
– Você consegue fazer uma mensuração de resultados de modo muito mais fácil;
– Há um aumento considerável na produtividade;
– Como ocorre uma padronização e segmentação no ciclo de vendas, há uma otimização na gestão;
– Sendo possível acompanhar em tempo real o status de cada venda, é possível conseguir um aproveitamento melhor das oportunidades de vendas que podem ser feitas se forem aplicadas outras estratégias para conseguir efetivar a ação.

Os Funis de Venda são a base de todo o processo de vendas na internet
Como criar funis de venda matadores?
– Conheça a persona e defina a jornada do cliente
Para conseguir mapear a jornada do cliente você deve conhecê-lo. Dessa forma, é essencial que você defina e conheça a persona do seu negócio e em seguida você deve montar o caminho que o seu cliente ideal percorre até fechar a compra.
– Milestones
Após conhecer a jornada de compra do seu cliente, é necessário implantar alguns milestones. Os milestones são pontos que mostram o amadurecimento do seu cliente, indicando que ele está progredindo no funil de vendas, sendo educado a respeito do seu produto ou serviço.
Definindo as milestones você consegue identificar quando o seu cliente muda de etapa no funil de vendas e assim consegue fazer uso de estratégias mais assertivas para que ele faça a adesão do que você deseja no menor tempo possível.
– Vendas e marketing
Na última etapa de estruturação dos funis de venda é necessário definir as estratégias que devem ser utilizadas pela equipe de vendas e de marketing para obtenção dos melhores resultados.
Os funis de vendas são essenciais para que você possa entender a jornada de compra do consumidor e assim consiga efetivar mais vendas em pouco tempo. Não existem receitas milagrosas para conseguir ter sucesso rápido, mas essa técnica com certeza fará você chegar mais rápido em seu objetivo.