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Primeira Venda Como Afiliado Hotmart | Guia Definitivo

Tempo de leitura: 19 min

Escrito por Alberto Gurgel

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Primeira Venda Como Afiliado Hotmart | Guia Definitivo

Você quer ganhar dinheiro trabalhando pela internet? Então, aprenda a fazer a primeira venda como afiliado Hotmart.

Hoje nós vamos te mostrar o passo-a-passo para você fazer a sua primeira venda como afiliado na Hotmart. Vamos lá?

O Que São Afiliados?

Afiliados são aquelas pessoas que trabalham divulgando cursos online de outras pessoas e recebendo uma comissão por cada venda realizada. A maioria dos produtos na Hotmart aceitam afiliados.

Para conseguir ser um afiliado de sucesso, é preciso seguir alguns passos básicos e prestar atenção em vários detalhes. Também é preciso muito trabalho e a consciência de que essa atividade não dá frutos da noite pro dia. A primeira coisa a se fazer é se cadastrar na Hotmart.

Cadastro na Hotmart

Para se cadastrar na plataforma, Clique Aqui você tem a opção de cadastrar ou com a sua conta do Facebook ou então, você coloca o seu nome, o seu email e, embaixo, você escolhe uma senha. Beleza? Clica em continuar, e pronto. Aí, ao entrar na plataforma, você clica aqui na seção Mercado para você vai ver todos os cursos disponíveis
na plataforma da Hotmart.

Escolhendo o Produto Para Sua Primeira Venda Como Afiliado

Entre os produtos que aceitam afiliações, existem dois tipos: os produtos de afiliação aberta, ou seja, qualquer pessoa pode se afiliar e começar a vender, ou os produtos com afiliação moderada.

Primeira Venda Como Afiliado

Na afiliação moderada você precisa solicitara sua afiliação e o produtor pode ou não aceitar. A segunda coisa a se fazer é definir com qual nicho do mercado você vai trabalhar. Escolha produtos sobre um assunto que você domine, que você tem conhecimento, mesmo que um pouquinho só.

Isso é importante pra você conseguir criar conteúdos e materiais de divulgação sobre os assuntos de interesse dos possíveis compradores. Depois disso, você vai pesquisar na plataforma da Hotmart quais produtos valem a pena se afiliar. Pra isso você precisa analisar cinco fatores: Temperatura, Blueprint, Satisfação, o valor da comissão por venda e a forma do comissionamento.

Eu vou explicar cada um desses fatores agora, um por um.

A satisfação é a avaliação do curso de
acordo com quem já comprou. Se você se afiliar aos cursos com alto índice
de satisfação, menores são as chances de ter clientes insatisfeitos com o produto que você vendeu. Então um produto que tiver satisfação alta,
a chance dele ter um pedido de reembolso é muito menor do que os produtos que têm satisfação baixa. Ou seja, eles são mal avaliados pelos seus compradores.

A temperatura é um índice da Hotmart, beleza? Então, quer dizer o seguinte: que a Hotmart vai avaliar todas as coisas que aquele produto tiver de bom e de ruim, do ponto de vista de números, pra poder colocar ele mais alto ou mais baixo no Mercado. Ou seja, se o produto tem muita venda, o produto é aberto à afiliação, com muitos afiliados, muitas vendas por afiliado, baixo reembolso, baixo chargeback, consequentemente ele vai estar mais quente.

Agora, isso não quer dizer que o produto que tá mais frio é um produto ruim.

Quer dizer que ele é um produto que, de repente, ele ainda não foi percebido pelas pessoas, ou porque é um produto que o produtor ainda não colocou muito esforço de vendas sobre ele. Então, a temperatura indica como esse produto tá sendo avaliado pelo Mercado naquele momento. Mas não quer dizer que você não tenha boas oportunidades com produto com a temperatura baixa. E, naturalmente, os produtos que são mais quentes tendem a atrair mais afiliados. Então, quanto mais quente, mais afiliados. Já aconteceu cliente nosso que deixou a afiliação aberta, em um dia ele estava no lugar mais quente e ele teve 3 mil afiliados em um dia. Então, imagina que, se o produto tá muito quente, naturalmente, você vai ter mais concorrência pra vendê-lo.

O Blueprint representa a qualidade das informações cadastradas pelo criador do produto. Então, quanto mais relevantes e detalhadas as informações sobre o produto, maior vai ser o Blueprint. Os produtos com Blueprint alto tendem a disponibilizar bons materiais de divulgação para os afiliados e uma proporção maior entre a comissão por venda e o preço final.

Agora, falando em materiais de divulgação. Vale muito a pena você avaliar o produto que você vai promover, pela qualidade dos materiais que o produtor disponibiliza pra você. O principal material de divulgação que você vai ter é a página de vendas.

Primeira Venda Como Afiliado

O valor da comissão, gente, é uma análise puramente pessoal. Então ela é uma análise sua. Pensa no tempo e no dinheiro que você vai investir para divulgar esse produto, e aí você avalia se a comissão pode te garantir
um retorno financeiro bom ou ruim.

Não necessariamente os melhores produtos pra se afiliar são os que têm a maior comissão. Produtos que têm comissão alta eles provavelmente vão custar mais caro pra serem vendidos. E produtos que têm comissão mais baixa em geral vão custar mais barato para ser vendido.

Você precisa avaliar qual que é o ROI que você tem nessa operação. Quando eu tô falando de ROI, eu tô falando de retorno sobre o investimento. 

A forma de comissionamento diz se o afiliado vai receber a venda pelo primeiro ou pelo último clique. 

Quando você se afilia a um produto digital, você recebe um Hotlink, que é um link único, que a Hotmart gera para poder rastrear as suas vendas. Esse Hotlink vai levar para uma página de vendas do curso, que é onde as pessoas vão poder fazer a compra. Você deve promover o curso usando o seu Hotlink.

Isso é muito importante, porque é uma das principais formas de garantir que aquela venda veio, de fato, do seu esforço. Imagina que uma pessoa clica no seu Hotlink e chega na página de vendas de um curso que ele tá interessado. Aí ele não compra o curso e fecha a janela
da página de vendas. Dois dias depois, ele decide comprar o curso,
mas chega até a página de vendas pelo Hotlink do produtor ou de outro afiliado, e não o seu.

Nesse exemplo, se o comissionamento for pelo primeiro clique, você vai receber a comissão pela venda, porque ele chegou até a página de vendas pela primeira vez clicando no seu Hotlink. Se o comissionamento for pelo último clique, quem recebe a comissão não é você, porque a conversão, ou seja, a venda, não foi concluída através do seu Hotlink.

Tem um outro modelo também, que é menos utilizado, mas é muito interessante, que é o modelo de multiclique. Então, o que o produtor faz? Ele vai equilibrar quanto de comissão vai pra cada um dos cliques. Então ele pode colocar, por exemplo, 30% pro primeiro clique, 70% pro último clique. Nesses casos, você garante, mesmo que ele não tenha feito a compra a partir do seu Hotlink, se você tiver impactado ele primeiro, você ganha um percentual que o produtor tiver determinado. Esse modelo é menos utilizado, mas é muito interessante.

Então procurar produtos que utilizem multiclique pode ser uma estratégia interessante principalmente se você confia na qualidade do seu conteúdo,
ou se você acredita na sua capacidade de atingir esse cara primeiro. Avaliar qual que é o tipo de comissionamento, qual dos três tipos de comissionamento você vai escolher, se é primeiro clique, múltiplo
clique ou último clique, é uma decisão que vai depender muito do seu estilo de divulgação.

Uma dica é se afiliar a produtos com os três tipos diferentes de comissionamento e analisar qual que funciona melhor pra sua performance. Tem gente que é muito boa em fazer uma copy de anúncio pra conversão, e tem gente que é muito boa em fazer um conteúdo perfeito
pra captar aquele cara antes, no começo da venda. Então você tem que entender que estilo é o seu. Se você entender que estilo é o seu, você
vai entender quais tipos de produtos fazem mais sentido pra você se afiliar.

Quando você estiver vendo na Hotmart sobre o tipo de comissionamento, você também vai ver, logo depois, que fala a duração dos cookies e se os HotLeads estão desativados ou ativados. Esses cookies aqui não é biscoito não, tá bom? kkkkk Quando se fala de cookies, são pequenos arquivos que são gravados pelos navegadores enquanto a pessoa tá navegando. Enquanto você, eu, todas as pessoas que estão navegando. Então, ela armazena dados de navegação do usuário.

Sabe quando você vai fazer login em um site e o seu email e a sua senha já estão preenchidos? Isso é porque o site armazenou essas informações através de um cookie. No contexto da Hotmart, os cookies servem para identificar qual Hotlink um usuário usou pra acessar a página de vendas de um curso. Esses cookies vão permitir que o afiliado seja comissionado corretamente por uma venda. Os cookies da Hotmart tem a duração configurável pelo criador do produto. A duração pode ser de 60, 90, 180 dias ou eterna.

Os Leads

Os leads são clientes em potencial, que ainda não fizeram a compra mas que demonstraram interesse em saber mais sobre o seu produto. Com esses dados sobre leads, o afiliado e o produtor conseguem ter uma noção maior da contribuição do afiliado para o negócio do produtor.

Primeira Venda Como Afiliado

Além disso, se por algum motivo o navegador não registrar o cookie na hora de uma venda, o afiliado vai ser comissionado mesmo assim se esse comprador estiver na lista de leads gerada pelo HotLeads daquele produto.

Escolha Certa do Produto Para a Sua Primeira Venda

Então, depois de analisar tudo isso que eu falei aqui, você vai escolher os produtos digitais que você quer promover. Pra começar, eu sugiro que você escolha pelo menos 3 relacionados ao nicho que você escolheu. Aí, pra se afiliar, você clica no curso, e vai em “Promover curso” se o curso for de afiliação aberta, naturalmente.

Se o produto tiver afiliação moderada, você clica em “Solicitar afiliação”. Nesse caso, você vai ter que aguardar a resposta do produtor.

O que eu sugiro você fazer se você for se afiliar a um produto de afiliação moderada: escreva para o produtor, você vai ter um campo onde você vai poder escrever se apresentando: fale sobre você, qual é a sua experiência, porque você quer promover o produto dele, porque às vezes os produtores recebem tantos pedidos de afiliação, que vêm vazios, que eles simplesmente negam aquele pedido de afiliação.

Porque eles querem que os afiliados deles sejam pessoas engajadas de fato naquele produto. Então, se apresente, mande um link de Facebook seu, pro cara ver quem é você, manda um link de um blog que você tenha, ou alguma referência. Isso ajuda muito a garantir que o produtor vai te aceitar pra poder fazer a afiliação do produto dele. Então agora vamos ver como divulgar esses produtos.

Você pode usar vários canais. Os mais comuns são anúncios pagos, as redes
sociais, os blogs, e email marketing. Escolher quais desses canais você vai usar depende muito da estratégia que você vai adotar como afiliado.

Tipo de Afiliado / Estratégia

Então vamos ver quais são as principais estratégias pra ser um afiliado.

Afiliado Autoridade – O afiliado autoridade é aquela pessoa que
já é especialista em algum assunto.

Então, vamos dizer, pode ser um influenciador de Instagram, por exemplo. Pode ser alguém que tem um blog muito acessado sobre algum assunto.

Pode ser alguém que tem uma lista de emails muito grande sobre algum assunto específico. Ou seja, é alguém que já tem autoridade, já é reconhecido por aquilo que ele costuma divulgar.

Esse é o afiliado que a gente chama de autoridade. Então ele já tem, de fato, conhecimento sobre aquilo, e audiência, de alguma forma, que acompanha ele pra falar sobre aquele assunto.

Primeira Venda Como Afiliado

A ideia de ser um afiliado autoridade é que você pode usar essa influência pra recomendar produtos relacionados ao seu mercado. Ou seja, um blog de viagem pode indicar um produto sobre como viajar de maneira barata. Ou, um blog de culinária pode indicar um produto ensinando a fazer, por exemplo, cupcake. A ideia do afiliado autoridade é usar aquela audiência que ele já tem pra poder indicar produtos que são bem ligados ao mercado dele.

Afiliado Apresentador – Ele, de certa forma, é próximo do afiliado
autoridade. Mas a pegada dele é que, ele usa a influência que ele já tem, a credibilidade que ele já tem com o público dele, pra indicar produtos aos quais ele é afiliado que não necessariamente estão ligados ao que ele tá acostumado a divulgar.

Então o afiliado apresentador ele usa essa influência pra indicar os produtos dos quais ele é afiliado principalmente por redes sociais, de uma maneira geral. A grande diferença entre o afiliado apresentador e o afiliado autoridade é que o apresentador não é necessariamente uma autoridade naquele assunto do curso que ele tá indicando. A recomendação é mais pessoal do que profissional.

Afiliado Cientista – Muita gente usa a terminação afiliado árbitro.  

Então, o afiliado cientista, o árbitro, ele é um expert, um expert em marketing digital. Ele foca em conversão. Ele vai poder pegar um anúncio pago em rede social, ou em rede de display, ou através de uma lista de email, mas o negócio dele é que ele é um especialista em anúncio. Eu chamo esse cara de representante do mundo contemporâneo.

Que que eu quero dizer? Você lembra daquele vendedor de enciclopédia? Que ia de casa em casa antigamente? Pensa que esse cara é exatamente a mesma coisa, só que ele faz isso no mundo online. Então, ao invés de ir de casa em casa, ele atinge as pessoas onde as pessoas estiverem.  

Então o foco desse cara vai ser sempre trabalhar o público de interesse e ir medindo os resultados para aperfeiçoar as conversões.

Afiliado Revendedor – Esse é o afiliado que vende por indicação. Ou seja, é meio boca a boca, conversando com as pessoas do círculo de convivência dele. Então ele vende muito por indicação pra gente da família, ou amigos próximos.

Esse tipo de afiliado normalmente investe muito pouco dinheiro, mas ao mesmo tempo ele não vai conseguir escalar as vendas, porque o núcleo de pessoas que ele consegue atingir, de conhecidos e de gente que confia nele não é um núcleo tão grande assim de pessoas. Então, depois de definir que tipo de afiliado você vai ser, é hora de entender como usar os canais de comunicação disponíveis da melhor forma.

Melhores Redes Sociais Para Vender

As redes sociais mais usadas para vender são o Facebook, o Instagram e o YouTube, então nós vamos focar nessas três.

Todas elas têm perfis diferentes e demandam abordagens um pouco diferentes de uma pra outra. No Facebook, crie uma fanpage ao invés de
postar no seu próprio perfil pessoal. Além de ser mais profissional, com uma fanpage você vai poder criar anúncios patrocinados no Facebook, que é uma coisa que você não consegue no perfil pessoal. Então assim você consegue divulgar seu trabalho pra muito mais gente.

Primeira Venda Como Afiliado

Quanto ao conteúdo que você vai postar no Facebook, você pode postar os seus textos do seu blog, matérias de jornal relacionadas ao tema de interesse, imagens e infográficos, enfim, qualquer conteúdo que seja informativo e, de certa forma, divertido. Dependendo muito do perfil do seu público.

No Instagram, você pode postar frases motivacionais ou citações famosas, imagens bonitas, infográficos, ou registros de atividades relacionadas ao seu nicho de mercado. Outra ferramenta muito boa e que tem dado um resultado muito bom pros nossos produtores é o Instagram Stories. Poste registros do seu dia a dia que mostrem a sua paixão e a sua autoridade pelo tema do produto que você quer vender.

Já no YouTube o conteúdo tende a ser mais educativo ou então de entretenimento, igual a um blog. Poste vídeos com regularidade. Isso é uma dica muito importante, o YouTube gosta de canais que postam com regularidade. Então, escolhe quantas vezes você vai postar por semana, se é uma vez por semana, uma vez a cada duas semanas, mas tenta não furar isso.

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Porque o YouTube gosta de canais que fazem isso. E aí, posta dicas relacionadas ao seu nicho de mercado, aí, de vez em quando você pode ofertar os produtos aos quais você é afiliado nos seus vídeos. E não esqueça da descrição. Coloca ali o link do produto na descrição do vídeo.

A gente acha que as pessoas não abrem aquilo, mas mais ou menos um quinto das pessoas abrem a descrição dos vídeos. Então, coloca lá o seu link, que pode converter bem.

Na hora de fazer a oferta de um produto, seja no Facebook, Instagram ou no YouTube, seja criativo. Em vez de simplesmente postar o seu Hotlink de afiliado, tenta fazer um review do produto, ou falar de alguma qualidade do produto que te chamou a atenção, ou dar um depoimento, ou contar uma história relacionada, nas necessariamente sua, mas de outra pessoa. Isso ajuda muito na conversão.

Vendas Online Afiliados

Quando se fala em primeira venda como afiliado, não é simplesmente colocar o seu link ali, porque que as pessoas clicariam ali só por você simplesmente colocar o link? Na hora de balancear os posts de conteúdo e os de oferta, tenta fazer com que as suas ofertas não sejam mais de 20% dos posts que você costuma fazer na sua página. Se você encher os seus seguidores com ofertas o tempo todo, é bem provável que eles acabem não gostando daquilo.

Eles vão considerar aquilo insistência. É a mesma coisa pra aquele vendedor que tá tentando te vender uma coisa: se ele ficar o tempo todo falando “compra isso, compra isso, compra isso”, uma hora você se cansa, você não vai querer mais ouvir aquela pessoa.

Agora vamos falar de blog. Pra você ter influência no seu nicho de
mercado, é fundamental você ter um blog onde você vai postar textos sobre o assunto de interesse.

Do seu interesse ou ligados a aquele produto. Por exemplo: se você é afiliado de cursos online sobre receitas e alimentação saudável, você pode criar um blog para escrever textos sobre esse assunto, dando dicas de receitas ou informações nutricionais. Ou então coisas correlatas: você pode dar um tanto de dica de fitness e colocar um produto à venda de receita. As coisas estão ligadas uma na outra.

Não adianta nada escrever num blog que ninguém lê. Certo? Então, além de produzir conteúdo pro Blog, você também vai ter que atrair gente pra lá, seja por tráfego pago ou orgânico. Para fazer isso de forma orgânica, você
vai ter que estudar e aplicar técnicas de SEO, principalmente por causa das buscas do Google.

Pra entender melhor como trabalhar SEO no seu blog, é só assistir o Hotmart Tips sobre Marketing de Conteúdo. Lá tem as dicas todas que você precisa para fazer o seu blog.

Você também pode aproveitar esse blog para colocar banners e outros materiais de divulgação ali no seu próprio espaço. Se o produtor do curso disponibiliza esse tipo de conteúdo, você usa o conteúdo dele; se não, faça você esse conteúdo.

O que importa é você usar da melhor forma possível o espaço que você já tem. Que tá ali ocioso. O seu blog também pode servir como ferramenta para capturar emails das pessoas. Aliás, é muito interessante que ele faça isso. Coloque um formulário de captura de e-mail no seu blog. Ele pode ficar na lateral do seu blog, no
meio do texto, ou então em um pop-up que abre quando a pessoa está pensando em sair do seu blog.

Para aumentar as chances dos visitantes preencherem o formulário, oferece alguma coisa em troca. Um material gratuito, um ebook, ou um texto, ou um vídeo. Capturando esses emails, você está construindo a sua lista de contatos.

O Segredo da Primeira Venda Como Afiliado

Então, vamos falar agora de anúncios pagos?

Se você decidir fazer anúncios pagos, as duas ferramentas mais usadas pra isso são o Google Ads e o Facebook Business. Você tem que pensar no Ads como as Páginas Amarelas daquele catálogo antigo. Então, imagina que, quando você precisava fazer alguma coisa antigamente… “eu preciso de um chaveiro”. Você ia nas Páginas Amarelas de um catálogo, procurava lá “chaveiro”.

As Páginas Amarelas do mundo contemporâneo são o Ads. Porque você vai lá no Google e pesquisa “chaveiro 24 horas”, e ali vão aparecer as pesquisas relacionadas, certo? Se você tiver comprado um anúncio pelo Ads, você vai aparecer na frente daquelas indicações.

Vendas Crescendo

Agora, além dos links patrocinados, vocêpode usar também a Rede de Display do Google, que quando você anuncia, são banners que as pessoas colocam nos seus blogs ou sites pra poder monetizar aquele site, e é o Google,na verdade, que paga aquelas pessoas por aquele espaço. Então, você anuncia nessa Rede de Display, e o Google vai te ajudar a exibir aquilo pro público que você escolher. Pela ferramenta de anúncios do Facebook você consegue anunciar no próprio Facebook e também no Instagram. O Facebook tem algumas formas diferentes de você anunciar.

Você pode anunciar ou na timeline da pessoa ou naqueles anúncios laterais. Muita gente pensa assim: “Ah, ninguém clica nisso”. Esquece. Esquece essa ideia que você tem. Clica sim, clica muito.

O Facebook é uma grande empresa de marketing, hoje. Então você consegue comprar exatamente o perfil que você quiser anunciar. Então “eu quero anunciar pra homens de tal idade, que tenham curtido determinadas coisas”, o Facebook vai te dar acesso àquelas pessoas. E a Ferramenta de Anúncios do Facebook, você usa ela pro Instagram do mesmo jeito.

O primeiro passo antes de começar a criar campanhas de anúncios é entender qual é a experiência do seu público pra mexer na internet. Para isso você pode fazer dois exercícios muito simples:

Primeiro, pesquisa no Google dez termos relacionados ao seu produto ou àquele tema, de alguma forma, e veja que tipo de anúncio aparece;

Segundo: visite sites de temas relacionado sao seu curso e veja que tipo de anúncio que aparece.

A mesma coisa vale para fanpages do Facebook: curte aquelas páginas do Facebook, as fanpages mais ligadas a esse tema e vê que tipo de anúncio começa a aparecer na sua timeline. Ou seja, com esse exercício simples você se coloca na pele da pessoa. E isso vai te ajudar, que no meio de um tanto de anúncios, você consiga fazer um para poder aparecer melhor pro seu público alvo e te ajudar a fazer a primeira venda como afiliado.

Para criar o anúncio ideal, você precisa saber redigir os textos desses anúncios e também escolher as melhores imagens, caso esse anúncio tenha uma imagem, porque você pode fazer um anúncio, também, sem imagem, que é só texto. A gente já fez vídeo aqui no Hotmart Tips sobre os dois assuntos.

Você pode clicar os nos cards que vão aparecer aqui no vídeo, ou então nos links na descrição pra poder assistir. Lembrando que esse cuidado com as imagens e o texto não deve ser só na hora de fazer anúncio, não, tá bom? Isso também vale para os textos do seu blog, para as redes sociais e nas ofertas que você for fazer pro seu público.

Gente, a melhor dica que eu posso dar sobre anúncio pago para fazer a primeira venda como afiliado é: faça testes. Porque, é muito comum da gente perceber que uma mudança de uma palavra num anúncio ou de uma imagem, de uma foto colorida pra uma foto preto e branca, muda drasticamente a conversão. A gente já verificou que anúncios muito parecidos, que mudavam uma palavra, e um converteu 100 vezes melhor que o outro. Eu não tô exagerando, é 100 vezes mesmo.

Bom, galera, por hoje é isso. Eu espero que esse vídeo te ajude a realizar a sua primeira venda como afiliado na Hotmart. E se você tiver mais alguma dúvida, comenta aqui embaixo que eu vou ter o maior prazer em responder, tá bom? Até a próxima, e bons negócios.

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